Sabemos que esse é um espaço que disponibiliza conteúdo sobre beleza e moda. Sempre falo sobre maquiagens, roupas e cosméticos pensando e passado informações sobre, comunicando. Quem acompanha o que eu escrevo por aqui ou em outra plataforma em que o Beauty esteja presente sabe que sempre estimulo o consumo consciente e hoje quero dá 5 dicas para você gastar menos e guardar dinheiro. 

1- Anote todos os seus gastos

Faça uma tabela ou uma lista contabilizando todos os seus gastos fixos e variáveis do mês vigente, se utiliza crédito contabilize as próximas faturas do seu cartão até saldar sua dívida. Aqui é importante ter uma exata noção dos seus débitos, o objetivo é contabilizar até a bala Juquinha. rs

2- Se livre do cartão de crédito 

Depois de ter uma exata noção de quanto você gasta, e ficar assustado rs, livre-se do cartão de crédito. Apesar de ser uma ferramenta que pode te ajudar a fazer uma compra grande e planejada, por exemplo, é só nesse tipo de função que ele deve ficar. Principalmente para os que não tem disciplina e acabam comprometendo grande parte da renda com supérfluos mal pensados no crédito.

3- Cheque especial, não entre nessa

O Banco deixa ali na sua conta corrente um valor x – que varia de conta para conta – pra você utilizar mediante juros, claro. Já ouvi em conversa de ônibus que o rapaz ficou surpreso com a quantia “dada” a ele e retirou junto com o salário, obviamente sem pensar nas consequências e nesse caso sem nem ter muito conhecimento do que se tratava. Cheque especial, na minha humilde opinião, é ainda pior que cartão de crédito. A pessoa pode ter a ilusão de ter o salário duplicado e viver com o dinheiro que não tem. Pensou em bola de neve? Acertou.

4- Disciplina é a chave

Não precisa ser economista ou nenhum especialista em finanças pra sacar que disciplina é a chave. Agora que você sabe quanto tem, quanto gasta, quanto precisa realmente gastar, só usa crédito para compras planejadas e não entrou no cheque especial, vamos planejar seus gastos. Para começar crie cotas de gastos mensais ou semanais reais e dentro de suas condições de gastos com supérfluos como beleza, entretenimento, roupas etc. Posto isso, não saia das suas cotas. Disciplina.

5- Guarde seu dinheiro 

Seja pensando num possível desemprego, na velhice ou em uma viagem grande, poupar dinheiro quando se tem é primordial. Nas cotas citadas a cima (entretenimento, roupas, beleza etc) não se pode comprometer mais que 30% do seu salário, e na mesma lógica o ideal é poupar entre no mínimo 10% da renda, sendo o ideal 20%, além dos seus gastos fixos mensais. Você pode manter em uma poupança que atualmente rende menos do que já rendeu – pouco – um dia, mas é uma opção ou fazer alguma aplicação. Não falo sobre esse assunto, pois é complexo para mim, e não teria conhecimento suficiente para explicar com a didática desses dois aqui: Quero Ficar Rico e Me Poupe, deem uma olhada. Espero ter ajudado. Se você ganha R$400, e não tem tantos compromissos em casa, por exemplo, acredite que dá pra guardar. Já ganhei isso no meu primeiro estágio há anos atrás e guardando dinheiro depois de alguns meses (sem aplicações)  fiz conquistas importantes como tirar minha CNH. Ter controle sobre seu dinheiro é gerenciar bem a sua vida. Pense nisso.

6- Use cupons e programas de fidelidade

Sempre tive o pé atrás com programas de fidelidade, mas a cada dia fico mais convencida que há muitas vantagens em alguns deles. Extra e Drogarias Pacheco são duas das empresas que dão descontos para afiliados sem cobrar nenhuma taxa para tal, vale muito a pena. Em compras na internet sempre tento ganhar algum desconto com cupons que as próprias lojas oferecem, mas geralmente eles ficam ocultos e por isso sempre vou ao Google achar sites que agrupam e organizam. O que eu mais uso é o Cupom Válido que além de agrupar os descontos, tem campo de busca para achar as lojas. O site também se preocupa em dizer os termos de uso deles, explica como usar e se a loja é ou não confiável de acordo com o site Reclame Aqui, referência no assunto. O Cupom Válido também da outras dicas de como fazer trocas de acordo com cada empresa, se há frete grátis etc. E tudo isso sem precisar se cadastrar no site – ótimo para quem tem medo de dá dados na internet – só ir lá e pegar. Mara, né? Pra ir lá é só clicar aqui – http://www.cupomvalido.com.br/
Espero que tenha te ajudado a pensar em refazer suas contas por aí. Eu adoro comprar maquiagens e roupas, mas ter consciência sobre seu dinheiro é a chave para não se endividar.
Beijos,

Deixe seu comentário

  1. Suely

    Muito boa as dicas.

  2. Saulo Brasileiro

    Excelente postagem. O planejamento finaceiro é primordial para saúde pessoal e profissional. Saber e possuir noção dos seus gastos é fundamental.

  3. Natassia

    Adorei as dicas!!! Vou com certeza entrar no site dos cupons, não sabia que existia.
    E quem não ama descontos né.
    Sucesso May.

  4. Marcelle Abreu

    Gente! Que maravilhoso esse Cupom Válido. Adorei a dica! Não conhecia o site e achei muito interessante e útil.

Os comentários estão fechados.